Home

Este é o site da Comunidade Portuguesa de Alfresco, um grupo de pessoas que partilham o interesse por este softwarede gestão de conteúdos empresariais.

Nesta comunidade trocam-se ideias, partilham-se soluções e procura-se, em conjunto e em português, dinamizar a utilização do excelente trabalho da Alfresco e da sua comunidade global de utilizadores.

Projectos da Comunidade

Apoio à utilização de Alfresco

Como a maior parte dos projectos open-source de sucesso, o Alfresco oferece vários níveis de suporte:

Descritivo do Alfresco

Alfresco – A alternativa de código aberto para Gestão de Conteúdos Empresarial

Alfresco é o principal sistema de Gestão de Conteúdos Empresaria construído pela experiente equipe oriunda de especialistas da indústria como a ® Documentum, Vignette ® e Interwoven®.

Vinte anos de experiência levam-nos a crer que a indústria de Gestão de Conteúdos se alicerçou em :

  • Custos Elevados — Aquisições impulsionadas pela aplicação, com um forte investimento inicial e preços por utilizador
  • Grande Complexidade — Longos ciclos de implementação e complexidade resultando em software não implementado ou não utilizado
  • Falta de Controle pelo Cliente – Controlo proprietário limitando a escolha e a capacidade para mudar para outros fornecedores

Por estas razões, a grande maioria das pessoas não usam sistemas de Gestão de Conteúdos Empresariais (ECM)ECM, mas apenas trabalha com partilha de ficheiros em disco e correio electrónico para criar, partilhar e armazenar o conteúdo.

Como é diferente o Alfresco

No actual clima económico as organizações precisam de fazer mais com menos. A paixão do Alfresco é a de oferecer uma solução que privilegia os seguintes temas:

Baixo Custo – Um modelo de subscrição de baixo custo, de código aberto, com o mínimo de investimento inicial que pode ser incluído nas despesas operacionais (OPEX), em vez de o ser nas de capital gasto (CAPEX)

Simplicidade – Uma implementação rápida para entregar valor e resultados imediatos às empresas, e um desenvolvimento rápido de aplicações utilizando componentes pré-construídos e técnicas leves de scripting

Escolha – Baixo Custo Total de Propriedade (TCO) pela reutilização de hardware software e conhecimento existente. Não existe prisão a um vendedor ou um conjunto de software por isso, quando um vendedor tenta aumentar fortemente os custos de manutenção o cliente tem a escolha de ir noutra direcção.

Alfresco oferece uma solução integrada de baixo custo

  • Gestão Documental

  • Gestão de Conteúdos Web

  • Colaboração

  • Plataforma de Conteúdos e Repositório

  • Serviços de Interoperabilidade de Gestão de Conteúdos

  • Gestão de Registos

  • Gestão de Imagem

Gestão Documental

Unidade de disco partilhada

O Repositório Alfresco repositório é o mesmo que uma unidade de disco partilhado. Logo à partida pode continuar a utilizar as mesmas ferramentas de criação de documentos que conhece e aprecia, do Microsoft Office ao OpenOffice, Dreamweaver ou AutoCAD, sem qualquer instalação ou requalificação. Só recebe o que quer e o que a sua empresa quer – a capacidade de guardar, actualizar, partilhar, pesquisar e auditar.


A integração com o Microsoft Office

O Alfresco integra-se com o Microsoft Office e com o OpenOffice. Pode continuar a trabalhar no seu escritório ambiente de escritório sem mudanças. Só recebe o que quer e o que a sua empresa quer – a capacidade de guardar, actualizar, partilhar, pesquisar e auditar, com um workflow simples.

Regras para aplicações de conteúdo

Alfresco transforma a simples unidade de disco partilhada num sistema de arquivo virtual, onde, através de assistentes simples pode criar as aplicações de conteúdo de que necessita. Se arrastar um documento para uma pasta, pode iniciar um fluxo de trabalho, talvez a conversão do documento para outro formato, transferindo-o para outra pasta ou notificando um conjunto de utilizadores através de e-mail. Ou o fluxo de trabalho poderia até extrair propriedades, tais como o nome do autor ou outras palavras-chave, a partir do documento para que possa usá-las para pesquisar o documento mais tarde. Só recebe a aplicação de que necessita, tão simplesmente como configurar uma regra de filtro de correio electrónico.

Gestão de Documentos Web

Contribuição simples por equipas

Equipas grandes podem contribuir através de simples formulários web ou através de uma unidade de discos partilhada usando sua ferramenta de trabalho usual. Utilizadores e grupos podem visualizar e testar mudanças através da pré-visualização de actualizações de sites web. A sabedoria das multidões é gerida através da gestão de versões e possibilidade de reversão.

Plataforma Alfresco Surf

Uma plataforma leve de construção de aplicações web traz o poder do scripting web do Alfresco para a camada de apresentação da Lista. Focada na facilidade de uso, a plataforma Surf permite a criação rápida aplicações web de nova geração centradas na produtividade e projectadas para fornecer os conteúdos para sites e utilizadores da Internet. A plataforma Surf introduz elementos da interface com o utilizador como páginas, modelos, componentes, cromo e temas. Design de Sites, navegação, paginação e gadgets no ecrã são feitos através de scripts, nem sequer requerindo a reinicialização do servidor.

Colaboração

Biblioteca de Documentos

Basta carregar em massa dos conteúdos de um projecto para deixar que os outros escolham conteúdos através de miniaturas e vejam conteúdos através de um visualizador em Flash – permitindo aos utilizadores visualizarem conteúdos independentemente da aplicação original ou da sua versão (exemplo: Microsoft Office 2007).Basta pesquisar os meta-dados do documento e as suas tags. Permite-se o acesso através de um feed RSS.

Geração de actividades

Mantenha-se de uma forma simples a par das novidades ou de mudanças no site do projecto. Identifique o « quem, o “quê”, o “quando” e o “onde » das actividades em que o conteúdo é adicionado ou editado, os comentários, as críticas e os novos membros da equipe, e as datas críticas do calendário.

Crie equipes virtuais

Pesquise pessoas e peritos de modo tão simples como pesquisar conteúdo. Crie a equipe virtual certa para o projecto no momento certo.

Suporte de Protocolo SharePoint

O Alfresco é o primeiro ECM a oferecer o suporte do protocolo Microsoft Office SharePoint. Com menor custo, sem necessidade de instalação de nenhum software cliente adicional e permitindo a livre escolha do hardware, sistema operativo, base de dados banco de dados, servidor de aplicação e portal. 

(fonte: Alfresco Inc.)

Ficheiros

ċ
AlfrescoBCN-JohnNewtonCTO.pdf
Ver Transferir
3217k v. 1 10/01/2011, 15:21 Fernando Fernández
ċ
AlfrescoBCN-JohnPowellCEO.pdf
Ver Transferir
1165k v. 1 10/01/2011, 15:22 Fernando Fernández
ċ
AlfrescoBCN-Roadmap.pdf
Ver Transferir
712k v. 1 10/01/2011, 15:22 Fernando Fernández
ċ
AlfrescoBCN-WebScripts.pdf
Ver Transferir
1298k v. 1 10/01/2011, 15:22 Fernando Fernández
ċ
AlfrescoRoadshow2008.pdf
Ver Transferir
107k v. 1 10/01/2011, 15:22 Fernando Fernández
ċ
Unisys_Alfresco_Benchmark_Report_BL100093.pdf
Ver Transferir
205k v. 1 10/01/2011, 15:22 Fernando Fernández
ċ
WS-AMA-GESDOCUMENTAL-2009-05.pdf
Ver Transferir
2193k v. 1 10/01/2011, 15:22 Fernando Fernández

Advertisements

Laisser un commentaire

Choisissez une méthode de connexion pour poster votre commentaire:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s